Mediateca de Luanda


A mediateca de Luanda, encontra-se localizada num espaço privilegiado, que torna o seu acesso rápido de qualquer ponto da cidade.

O terreno sobre o qual se situará o edifício corresponde com a parcela localizada numa urbanização no interior de Luanda, delimitado pelas vias Avenida Deolinda Rodrigues, Rua 1º de Agosto e a Avenida Ho Chi Minh, numa zona próxima das imediações do actual aeroporto da capital do país.

O acesso principal ao edifício localiza-se na fachada Norte, em frente à praça criada a Sul do polidesportivo existente. Para além disso existirá um acesso secundário situado na fachada Sul destinada ao pessoal da mediateca e à entrada e saída de materiais. As zonas públicas e privadas (internas) encontram-se perfeitamente delimitadas e cotadas, realizando-se as ligações precisas sem provocar a interrupção ou interferência das diferentes circulações: pública, privada, mercadorias, acontecimentos "fora de horas” de abertura da mediateca, crianças, adultos. Desta forma, toda a parte pública do programa encontra-se voltada para a praça de acesso (na fachada Norte), relegando a zona mais privada para a fachada Sul, mais "escondida”.

O projecto foi concebido sob a ideia sempre presente de "protecção” e "sombra” tanto da água como do sol. Assim o edifício apresenta-se como um "Grande contentor do Conhecimento” composto por; um "Contentor” formado por uma fechadura permeable que protege e isola, e uma "Caixa do Conhecimento”, perfurada no seu interior por pátios que atravessam as distintas alturas do edifício e que contém e alberga as distintas partes do programa do projecto (no nosso caso, "o conhecimento”).


Horários
Segunda a Sexta-feira
das 08h00 às 19h00 em dias úteis.
Contactos
E-mail: luanda@mediatecas.gov.ao

Outras informações
Área (m²): 2917
Número de Salas: 31
Sala de Informática: Sim
Ligação à Internet: Satélite
Localização: Luanda