Sobre a ReMA

Rede de Mediatecas de Angola-ReMA

A Rede de Mediatecas de Angola é um projecto do Executivo angolano que visa dotar o país de um conjunto de infraestruturas que permitam apoiar a população ao nível da educação, tecnologia, ciência, cultura e arte.

A ReMA abriu já 8 Mediatecas, em Benguela, Huambo, Soyo, Lubango, Saurimo, Cunene e Luanda com duas Mediatecas.


Mediatecas

As Mediatecas apresentam uma evolução tradicional das tradicionais bibliotecas, incorporando as tecnologias da informação e a digitalização da cultura existente.

O conceito de Mediateca refere-se a um centro que abriga, organiza, classifica e disponibiliza aos meios de visualização e consulta.

O seu objectivo é incentivar e massificar o uso dos meios informáticos pela população, como meio de pesquisa e fonte de conhecimento.

Cada uma das Mediatecas que compõem a ReMA é concebida como espaço dinâmico e vivo que promove a criatividade e interação e embora cada Mediateca seja única, todas as Mediatecas distribuem o seu espaço interno de forma similar.


Missão

A ReMA tem como missão fornecer ao país um instrumento que contribua para o desenvolvimento territorial, económico e social, através da melhoria do acesso e geração do conhecimento é um complemento de progressão do potencial do capital humano angolano envolvendo a totalidade do agentes do país.


Visão

Um espaço de conhecimento à disposição de todos, que ensine o melhor da história e do passado, ao mesmo tempo que mostra o caminho e as ferramentas do futuro.

Um espaço essencial para a democratização do acesso a ferramenta de educação em Angola.


Valores que nos Definem

Os valores da ReMA apresentam os princípios pelos se rege e guia a sua actividade:
  • Orientação e participação comunitária.
  • Democratização do conhecimento endógeno.
  • Inovação.
  • Adaptabilidade às necessidades e características do território.

Estratégias de Actuação da ReMA

As estratégias de actuação do ReMA assenta em objectivos concretos que apresentam os resultados a longo prazo que esta iniciativa pretende atingir.

Deste modo a rema concentrará a sua acção em quatro focos:
  • Educação
  • Empreendedorismo
  • Ciência e Tecnologias
  • Cultura e Arte